Pesquisar este blog

15 janeiro 2012

Momentos de reflexão com Shane Walsh - The Walking Dead

A minha análise reflexiva sobre o personagem Shane Walsh do seriado The Walking Dead, televisionado pela FOX Brasil toda terça-feira às 22 horas.

[originalmente postado no Fórum The Walking Dead Brasil no dia 08 de dezembro de 2011 às 15:44]

{Edit - Alguns trechos serão editados para fluência na leitura}

Nhaaaa o Shane não é psicopata, ele é vítima das circunstâncias atreladas a uma situação de Caos e Terror.

Famoso TL;DR - LONGO POST É LOOOOOONGO, SE TIVER PACIÊNCIA LEIA.
(Se não tiver, pule para o próximo post, mas é pq estou estudando o perfil psicológico do Shane faz tempo e defender os Direitos Insanos dele virou a meta desde 02x03 "Save the Last One")

Parte do que o Shane se tornou pode ser derivada de uma série de eventos desde o começo - tanto no quadrinhos quando no seriado - e culminou nesse cara totalmente frustrado, sem juízo algum, perdido e insano de certa forma. E lá vamos nós:



1 - Os Fatos:

Depois de ver sua cidade sendo sitiada por gente morta, o Exército e a Polícia falhar em proteger a população, a mulher do seu melhor amigo estar sozinha e assustada, ter que proteger um grupo de sobreviventes, você vai se comportar direito ao ser chutado pelo cara que saiu do coma e sequer viu isso acontecendo (E o pior lidando com tudo isso). Você vai aceitar bonitinho e ser o mais correto possível?

A gente vê isso acontecendo todo instante: Cargos que exigem mais responsabilidade e decisões fortes costumam ter pessoas que ao se aposentarem ou serem demitidas, e o que vemos? A pessoa pira na soda de vez!

Policiais, bombeiros, enfermeiros e médicos estão propensos a ter essa "depressão caminhando para insanidade" que o Shane tá vivenciando. Um policial aposentado que é assaltado tem mais probabilidade de ficar maluco após o evento pelo simples fato dele estar acostumado com a Realidade de que "Eu tinha aquele Poder, eu poderia ter feito alguma coisa, eu deveria ter feito algo, se eu não fiz é porque sou fraco e inútil!". Ele detinha uma responsabilidade social acima de muitos e foi despojado desse poder.

2 - Os traços da insanidade latente:





O grupo de sobreviventes de The Walking Dead não percebe os motivos da insanidade crescente de Shane porque cada um tem seu papel específico (Até demais) na jornada de sobrevivência. Recordo-me desse episódio em que Rick Grimes (O Líder) entrou em desespero pois não sabia o porquê do povo depositar tanta confiança nele? Todos ali o vêem como o Xerife Grimes, o cara que sabe o que está fazendo. O momento de desespero torna a resolução de proteção do Rick mais forte ainda, já que a base dele é de se prender a família (Desde sua escapada do Hospital e por aí vai).





Já nosso querido Shane não. Ele foi obrigado a tomar as rédeas de uma situação que ele não precisava estar envolvido. O Shane poderia fazer o mesmo que o Merle ou o Daryl no começo do seriado - cada um por si e todos contra todos - mas ele de alguma forma foi empurrado para esse posto de liderança sem saber lidar totalmente com a situação. Talvez por querer sobreviver mais que tudo deve ter sido um motivo forte, e segundo porque ele parecia ter uma devoção ao amigo de colegial (Deixar a família do cara na pior é mancada, não?). Rick Grimes era o cara para Shane, isso ninguém pode negar, mas com o final da civilização como conhecemos, o que poderia acontecer?

Shane não tinha nada o que perder, alguém viu ou ouviu algo sobre a família do Shane? Parecia desde o começo que ele vivia sempre grudado ao Rick e ao trabalho na Delegacia. Nada mais. Alguém que vive assim, em uma rotina solitária com poucas referências de confiança acaba entrando em paranóia quando tudo acaba.

a - A volta dos que não foram - Xerife Rick Grimes.

Quando o Rick chegou, tudo desmoronou para o Shane. A liderança, o posto de Alfa no grupo, o detentor de decisões, o cara em que se pode confiar. Tudo isso foi depositado no Xerife, no cara que só viu levar um tiro no meio de uma batida e acordou depois sem saber onde havia se metido. Injusto, não? Precipitado, não? Estranhamente familiar?

Sabe quando você é convidado a se retirar de um projeto que você mesmo começou por alguém que chegou ali há poucos dias? Ou quando te colocam no banco de reserva só porque Fulano de tal tem "nome na praça"? Não parece familiar? Isso tem nome...

b - A esposa do Xerife - Lori.





O envolvimento dos dois é o agravante da questão "Confiança", já que o Shane provavelmente pensou (E pensou bem em uma situação daquelas!):

  • "A mulher do meu melhor amigo tá sozinha nesse mundo com o filho. Fico aqui esperando um milagre ou cuido disso tudo eu mesmo?"
  • "É a única mulher em que confio e convivo por muito tempo. Se esse Mundo algum dia vai se reconstruir, temos que propagar a espécie, não é?"

E queridos, sejamos honestos: Apocalipse Zumbi na sua porta e idéias de procriação para a próxima geração não aparecerão subitamente? A única mulher que confia em você não poderia ser uma parceira afetiva/sexual? Se todo mundo vai morrer mesmo, por que não uma rapidinha? Vimos isso muito bem com o Sr. Glenn não é hehehehe.

E por um tempinho pensei que o Shane estava apaixonado pela Lori - e ele demonstrou estar em alguns episódios. Quando ela falou "Stay..." no quarto em que o Carl estava deitado ferido na fazenda, ele ficou, mesmo com todo o plano de querer fugir após a bagunça toda fosse arrumada. (Então vamos no "Morra, Lori!", se a Sra. Grimes não fosse tão indecisa, não teríamos tanta confusão envolvendo o Shane).

Aí o Xerife Clint Eastwood chega e arruína tudo.
Todo o ideal de sobrevivência do Shane foi por água abaixo quando o modelo de sobrevivência do Rick - voltar pra família, proteger grupo como se estivesse no mundo do ideal policial americano justo, moralista e correto, lalalala - foi mais forte que esperava.

As pessoas não estarão preparadas para deixar alguns preceitos morais quando o Apocalipse Zumbi chegar, não estarão preparadas para a ausência total de hierarquia e poder, o Xerife, o padre, o Líder Comunitário, o Pai será a figura em que as pessoas irão se apoiar mais que nunca.

c - A Reviravolta - Otis.





A gota d'água de Shane foi no caso do Otis, parece-me que percebeu no quão supérfluo (Uma coisa que Daryl já demonstrou na alucinação subindo o morro e o colar de orelhas) ele era no grupo, apenas o cara que segue o Xerife Grimes, o cara com músculos e pouco cérebro e conforme sua legislação de sobrevivência (O cara era um policial, gente. Não se esqueçam disso!) assegurar que os remédios chegassem a fazenda era mais importante que manter um homem em pé. E Otis era um desconhecido, Carl era praticamente um filho e estava em perigo. "Missão dada é missão cumprida" certo?!

Atirar em Otis foi a reviravolta, a escolha entre ser o Shane sempre fiel ao amigo de colegial certinho ou o Shane pegador no colegial policial mais bem treinado do Departamento. Qual você escolheria? Afinal de contas, qual seria a única opção num Caos daquele? Você ser quem os outros acham que você é ou ser você mesmo realmente?





Raspar a cabeça e vestir as roupas de Otis foi como o Princípio do Fim pro Shane, ali ele se definiu como um zumbi ali naquela cena, o de absorver a aparência daquele que foi responsável pela morte. Ele é assim, ele sobrevive através da morte dos outros, porque tudo para ele parece ser fatalista (Algum episódio em que ele está esperançoso e otimista? Não lembro), tudo ali que ele presenciou, foi obrigado a lidar e suportar o leva a isso.

3 - Conclusão:

Shane Walsh - na minha opinião - é como um soldado perdido em uma guerra já ganha pelo inimigo. Ele vai fazer de tudo para sobreviver e se tiver que ser do jeito "errado" ele o fará porque emocionalmente/psicológicamente foi treinado (Ou se adapta melhor) para ter aquele comportamento. A palavra certa para ele nesse cenário seria "mercenário", não? Foi isso que o Dale o chamou quando se confrontaram pelas armas no pântano.




Duvido muito que se o Xerife Grimes tivesse pego a invasão desde o começo ele teria a mesma postura. Se ele seria o mesmo pai, o mesmo esposo, o mesmo líder. Rick se apieda mais porque ele não viu o "grosso" ocorrendo, ele ainda está apegado as regras antigas de "certo" e "errado". Ele acha certo "pescar" os Walkers com Hershel, de seguir as ordens do velho Veterinário sobre o celeiro, mas ao atirar na Sofia parece que teremos uma mudança na postura do Rick (Assim espero).





Shane é o elemento de tensão de TWD, se livrar dele vai ser uma perda significativa no enredo da história. E o pior, ao que tudo indica, a tensão vai passar para o Daryl e a mania nova dele de colecionar orelhas. Ou para Andrea com a frieza e o bloodlust que ela anda tendo ao segurar uma arma.

Se o Shane morrer, que seja fabuloso e de forma dramática, pq ele merece.
Mas que ele vai fazer falta nesse seriado, ele vai. Ah isso vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário