Pesquisar este blog

14 janeiro 2012

Submissão

submissão substantivo feminino
sujeição forçada ou voluntária
dependência
humildade

A definição da Wikipedia me satisfaz para esse post longo e reflexivo.
Tudo começou com um outdoor enorme bem ali na beira-rio dessa cidade maravilhosa em que vivo anunciando mais outro evento evangélico para o fim de semana com a presença ilustre da minha ídola de infância Mara Maravilha. Sim, ela virá a essa roça cantar louvores ao Senhor e tudo mais.

Nada contra… arrãm by L.L.

Então o título do outdoor é que me fez pensar nesse substantivo tão carregado de subentendidos, “Betim aos pés da Cruz” é bem forte não? Bem chamativo, bem evangélico, bem submisso, porque se estar aos pés de alguma coisa ou alguém é sinal que há atividade submissa na ocasião. Então assim posso cogitar que haverá centenas de pessoas saudando e louvando a Cruz, mas como reconhecimento ao sacrifício de nosso bondoso Senhor não é? Não tem nada a ver com falta de opinião própria, influência taxativa da sociedade patriarcal ou de temor ao Dia do Juízo Final, é?

Mesmo assim, ainda está submisso demais para poder não ficar com aquela coceirinha atrás da orelha para falar sobre o uso bizarro de palavras do vocabulário que com certeza podem dar explicações mais profundas que um evento de fim de semana.

Então tá! Como todo protestante que se preza, obediência e respeito por Deus são os principais elementos da congregação toda. Católico é mais “ama teu próximo bláblábla“, evangélico é mais “se curve perante a Ele” ou algo que sempre entortei a cara quando ouvia “entrega sua vida a Ele que tudo se resolve“. Como se não tivesse que me preocupar com cerca de 2 bilhões de pessoas (cerca de 60% da população mundial não é cristão-judaico) que NÃO acreditam no mesmo Deus que eu e mais trocentos milhões de coreanos que acham que só chove quando o Kim Jong-il Pai quer… Como pode? Como? Por onde eu começo?

A falta de alternativas para explicar tal comportamento submisso dos protestantes é mais outra demonstração de que a submissão é tão precisa e cabida que não tem como escapar dela. Big Brother is watching you!! Se arrumar explicação em outras vertentes, vamos acabar em palavrinhas como fanatismo, sincretismo, assimilação e dominação. Aí eu páro geral, se tem dominação é porque tem submissão no meio.
Bingo!

Na Psicologia isso tem fundamento, na Teologia isso tem lógica e nas Ciências isso é parafilia. Se eu não obedecer a Deus há poucas possibilidades remotas de eu ser salva no Final dos Tempos. Ocorre alguns outros fenômenos também como ser jogado no fogo dos Inferos, fritar num caldeirão com imps demoníacos com garfinhos me espetando, ou para quem é mais chique é queimar no mármore branco do Inferno, apesar de achar que lá é frio pra cacete e não ao contrário automaticamente mesmo se não acreditasse em NADA do que eles pregassem, eu também estaria perdida em achar alguma explicação lógica para alguém que coloca o título de “Betim aos pés da Cruz” em um outdoor de evento evangélico.

Pelo que me lembro bem, cruzes não eram símbolos pagãos antes do Cristianismo? Então por que raios eles decidem se curvar a algo que basicamente seria a afronta para a religião deles? Por que tudo relacionado a isso vira uma imensa nuvem cinzenta de pontos de interrogação? Não consigo pensar em algo feliz e alegre e sorridente quando me vem essa palavrinha Submissão na cabeça.

E essas são as notícias de Betinópolis essa semana, Mara Maravilha virá prestigiar o evento com nome estranhamente carregado de significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário