Pesquisar este blog

14 março 2013

RPG parte 1 - Cenários Medievais

[Texto originalmente produzido e publicado para o blog Nerdivinas no dia 10 de março de 2013. Reprodução total do conteúdo com permissão da autora]


Olá, olá! Conforme o post anterior sobre o Roleplaying Game, continuamos essa introdução básica sobre o RPG. As aventuras retratadas nos jogos de RPG podem abranger diversos universos, desde as masmorras escuras de uma cidadela de Reis e heróis à combates de espaçonaves nas estrelas em algum lugar bem bem distante da galáxia. Nesse post trataremos do cenário mais bem sucedido aqui no Brasil - e no mundo - a Fantasia Medieval.


Dungeon & Dragons surgiu na década de 70, acompanhando uma nova febre entre os nerds da época - a literatura fantástica medieval épica - que era propagada por diversos autores nossos conhecidos: J.R.R. Tolkien (que ganhou uma adaptação em RPG não muito bem sucedida), C.S. Lewis, mitologia nórdica e européia, etc. Publicado pela primeira vez em 1974, o D&D tornou-se logo um sucesso lá nas terras do tio Sam devido os entusiastas pela fantasia medieval. Entrar em masmorras, matar monstros, resgatar princesas e pilhar tesouros ocultos é a essência para esse tipo de cenário. A escolha de personagens jogáveis é variada, desde o humano comum guerreiro, elfo da floresta arqueiro, anão com machado e carrancudo, halflings (ou hobbits, mas o querido Professor Tolkien não aceitou que o nome de sua raça favorita fosse exposto em outros livros além dos dele) espertos e muitos mais. Um mundo de mistérios com panteão de deuses comandando o lugar, assim como há organizações de confiança duvidosa como gangues de rua, guildas de ladrões e cultos misteriosos.


Para os iniciantes no hobby, D&D é uma porta de entrada ótima para fazer a transição entre experiência e interpretação. Uma partida de D&D pode tanto ser apenas entrar em masmorra, matar, pilhar, resgatar, ganhar recompensa, quanto se envolver em enredos confusos, intricados e cheios de intrigas.


Os representantes mais destacados desse cenário é o mundo de Dragonlance de Margaret WeisLaura e Tracy Hickman e Forgotten Realms. Três filmes  foram produzidos baseados nos mundos descritos em D&D, além de milhares de suplementos como livros, jogos de cartas (Card Game), board games, coleção de miniaturas, games como a série Neverwinter Nights e um MMORPG oficial:  DDO, Dungeon & Dragons Online: Eberron Unlimited. O desenho Caverna do Dragão - aquele que nunca teve fim e passava na Rede Globo - também é uma adaptação do cenário, tanto que seu nome original é Dungeon & Dragons.


Aqui no Brasil o cenário de destaque é o Tormenta, feito pelo Trio Tormenta - SaladinoTrevisan e Cassaro -  teve popularidade por ser de fácil acesso para os RPGistas (as aventuras em Tormenta eram distribuídas na extinta revista especializada em RPG; Dragão Brasil) e por ser o pano de fundo dos quadrinhos Holy AvengerMercenáriosDungeon CrawlerLedd e Dragon's Bride. Reunindo todos os elementos-base da fantasia medieval, Tormenta introduziu algumas caraterísticas mais abrasileiradas ao velho mundo de magia e dragões, além de referências a ícones da cultura pop com apitada do humor sarcástico tupiniquim.

Esse é um breve resumo sobre cenários medievais com dois exemplos básicos - Dungeon & Dragons e Tormenta - mas há milhares de outros mundos para se explorar. Sugestões, dúvidas e comentários são bem vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário