Pesquisar este blog

01 abril 2013

Dia de Loki - 1º de abril!!


Hoje é o dia mais interessante de todo Universo Asgardiano! Se você é mais fangirl do Loki do que o Thor, pode comemorar que o dia é seu! Quer dizer, é dele, mas bem... Nós iremos comemorar de qualquer jeito. Méééééh, se você ler isso é porque sofreu algum tipo de pegadinha vinda do Asgardiano mais trollador de todo Universo. Yep, hoje é Dia da Mentira, mas também conhecido entre os círculos internos como dia do Patrono da Travessura e Trapaça.


Ele me pegou de jeito hoje de manhã, ao me acordar às 6h, após um feriado prolongado, numa segunda-feira e fazer meu ônibus ir ligeiro para a estação me deixando cerca de 1h sem fazer nada pelo Centro de Floripa! Yeeeeeey deu tempo para comprar chá mate com guaraná e bater perna pela pracinha, maaaaas mesmo assim foi uma trollagem boa para o começo da semana.

Como alguns sabem, qualquer ser proveniente do Caos e Renovação me interessa. NimbKáliOzzy OsbourneCthulhuKael'Thas SunstriderLoki são figuras inspiradoras para esse tipo de Entropia Universal. Nada é para sempre, tudo muda, conhecimento é a única Realidade. Simples assim. O Caos gera transtorno e o transtorno move as pessoas, qualquer um. A Insanidade é o estado Primordial do ser humano. Para então, bora homenagear o Deus mais purpurina de todos, aquele que fez besteira ao se transformar em égua para escapar de uma confusão: o incrível Loki da Silva Sauro.

Dia da Mentira é um dia de se desconfiar de tudo e todos, prestar bem atenção onde se está pisando e principalmente - se você for troller o bastante - pregar peças em todo mundo. Mas da onde surgiu essa data? E por que coincide com tantas datas históricas importantes? Bem, é Dia de Loki, né? Dele, vocês podem esperar tudo!




Conforme nossa querida Wikipedia informa, o Dia da Mentira é um evento cultural mundialmente disseminado, com origens prováveis durante o século 15 quando a França decidiu aceitar o calendário gregoriano. Antes dessa decisão o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março (Alguém linkando com o Dia do Lite em Arda ou Tolkien Reading Day?!) e as festas iam até dia 1º de abril, como alguns franceses não concordaram com a adoção do novo calendário, havia sempre aquele vizinho chato e troll que enviava convites para festas de Ano Novo no dia 1º de abril para aqueles que continuavam com a tradição anterior. Surgiu assim a  plaisanteries (piadas, brincadeiras, anedotas) com os outros nessa data. Aqui no Brasil, a data foi comemorada primeiramente em Minas Gerais (tiiiiiinha que ser) com um folhetim chamado A Mentira que noticiou a morte de Dom Pedro I. Perfeitos trollers!

Na mitologia nórdica, o dia de hoje era perfeito para que o Deus da Trapaça e Travessura, Loki de Jötunheim - o gigante de gelo, meio-irmão de Odin e conhecido troll (Não troll de árvore ou vudu é pra jacu, troll de troll face meme) de toda Asgard - aprontar as suas com os pobres mortais. Conhecido por seu temperamento volúvel e uma criatividade perversa em pregar peças, Loki se tornou o ícone para esse dia tão especial. O porquê desse deus brincalhão ser o grande terror dos asgardianos e midgardianos veio de lendas escritas séculos atrás sobre a mitologia nórdica e a criação do mundo antes do Ragnarok - evento grandioso que aconteceu para a renovação da Natureza e do Panteão Divino, esse conceito é bem conhecido em outras mitologias como a Hindu.

Nas lendas, Loki costumava passar o seu tempo sacaneando outros deuses com brincadeiras bem ajeitadas e difíceis de achar o culpado, o deus brincalhão tinha um alvo favorito: Thor, seu sobrinho mais novo, deus do Trovão. Muitas das "brincadeiras" que Loki jogava sobre Thor eram de certa forma para mostrar ao deus ordeiro e leal que o Caos era o verdadeiro estado natural das coisas no universo, mais do que pensamentos filosófico, havia a profecia do Ragnarok como pano de fundo nessas travessuras todas (O que é tão genial, mas tão genial que você duvida que os vikings foram um povo tão bárbaro como o que costumam postular). Cortar os cabelos da amada de Thor, a deusa Syf, foi uma das travessuras que mais teve consequências para Loki, já que ao descobrir quem fizera o ato perverso, Thor quis matá-lo pela ofensa. Para poder reparar o "erro de cálculo" (pelos relatos, dizem que a menina ficou careca, coitada!), Loki prometeu  presentes para simbolizar seu arrependimento quanto ao fato. Thor, desconfiado, aceitou.

Dude, jamais acredite nas palavras de um caoticista por ser familiar demais. Ao sair procurando por presentes que valessem o respeito de Thor e os deuses novamente, Loki pediu aos anões ferreiros filhos de Ivalnir para restaurarem as madeixas loiras de Sif com um artefato mágico. Talvez a primeira peruca de Asgard!! Junto com o pacote e o cartão de "vamos fazer as pazes?" que Loki enviou, foi também o famoso martelo Mjölnir para Thor usar em suas batalhas infinitas. O problema é que o deus da Trapaça não aguentou muito tempo e quis sacanear com o sobrinho de novo...


Ao fazer a encomenda do Mjölnir (Mijolnir, Miiiijolnir, Mijôniiiiir, até o nome é trollístico!) aos anões, Loki apostou sua cabeça com outros ferreiros para ver quem conseguia fazer presentes melhores para Thor e Sif, os irmãos Brokkr e Eitri aceitaram o desafio e se propuseram a fazer os objetos sagrados. Como qualquer anão que se preze, os irmãos conseguiram chegar à perfeição em um martelo de guerra invencível, chamado Mjölnir. Ao terminarem de fazer o punho do martelo, foram "distraídos" por um "mosquito irritante" (Era o Loki disfarçado, pode?) que mordeu a mão de um dos anões, e o outro no pescoço, assim desandando a forma já quase pronta, deixando o cabo bem menor que o esperado. Os martelos de guerra nórdicos costumavam ser quase do tamanho do guerreiro, sendo carregados com as duas mãos e presos nas costas para as viagens. Vendo que tudo tinha dado errado na guarda, os anões decidiram improvisar, colocaram um encantamento no martelo de uma mão para voltar ao seu usuário assim que ele jogasse ou se fosse derrubado da mão, além de poder ser levado na cintura para uma mobilidade mais fácil do guerreiro, além de deixar a outra mão livre para o uso de um escudo.

Loki não contava com a astúcia dos irmãos ferreiros e quando voltou para pegar os presentes, reclamou que o martelo para Thor era defeituoso (Inveeeejinha do objeto fálico, neaw purpurinado?). Os anões não ganharam a aposta e Loki manteve sua cabeça no lugar, só que ao segurar Mjölnir pela primeira vez e testá-lo, Thor compreendeu que aquela arma era perfeita para suas aventuras e a adotou imediatamente, fazendo com que Loki tivesse que cumprir sua palavra. Temendo ser decepado, o deus da Trapaça veio com uma de "Se forem cortar minha cabeça, não machuquem meu pescoço tá? Tem que deixar o pescoço intacto.", os anões aceitaram e costuraram a boca de Loki com fio mágico e que só se desprenderia de seus lábios depois de muito tempo.

Com um cara desses na família, não precisa nem daquele tio chato, barulhento e que gosta de fazer piadinha de todos na mesa. Para comemorar esse lindo dia, recomendo muita cautela para as vítimas das peças pregadas - levar a coisa à sério pode te render muitos anos de má sorte - e muito bom senso dos trollers - já que pregar uma peça após o meio dia pode dar mais azar ainda (Vide Loki e a história de Sleipnir...).

Um feliz Dia da Mentira e que Loki esteja com vocês (De preferência há uns metros de distância para ele não te fazer tropeçar nas próprias pernas...).

Ps: Dois fatos interessantes! A máscara esverdeada de Stanley Ipkiss de O Máskara veio do deus Loki (!!!), e a adaptação da Marvel em quadrinhos e filmes coloca Loki e Thor como meio-irmãos. E deu para convencer bem, não deu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário