Pesquisar este blog

05 dezembro 2013

Guia semanal de como sobreviver a 2ª graduação - de caso com a Estatística

Desde o dia 1 de minha nova graduação me senti inclinada a cortejar uma devida disciplina: Estatística Aplicada.

Ali então selou meu estranhamento com as disciplinas das Exatas e todos seus embaraços a mim já feitos desde o Ensino Médio, talvez fosse o começo de um relacionamento sério e de mútuo ganho para os dois lados, mas assim como me sinto fadada a dizer desde o começo de minha incursão na Arte secreta de amar: a via SEMPRE é de mão única.

Até metade do semestre estava rolando bem de fazer o projetinho sobre os Leitores e Escritores de textos ficcionais que estão por aqui na Internet e eu estava satisfeita, estava sendo prazeroso e dava aquela ansiedade inquietante de tocar no projeto novamente e continuar fazendo, bons tempos.

Aí os números chegaram, impiedosos com suas garras e bocarras vorazes de porcentagens, sinais de maior e menor, fórmulas com letras gregas, abreviações para valores fracionados, aí nesse momento eu quis morrer: literalmente. Ter uma crise narcoléptica e apagar na frente do monitor e parar de usar aquele software uber awesome do R, mas que não ajudou em nada nessa vida na Estatística.

Ela é uma senhora distinta, a Estatística, gosta de ser bem perfeitinha e cheia de dedos e dados, mas quando cisma com números ela irá te convencer que tudo que você fizer está errado, não importa o quanto calculou arduamente minutos atrás para se chegar a um resultado maluco (Matemática para mim é que nem Filosofia, cada um tem a sua). Dama difícil de agradar e deveras - por quê não? - companheira íntima de Lady Murphy.

Sim! A Lady que às vezes acha que estou workshippando por minha proximidade com o Caos de Loki/Nimb, se acha no direito de tirar a Dama Estatística de meu colo e se prontifica a sentar em meu colo por tempo indeterminado. Não é disputa de atenção, é decisão de possessividade e territorialismo. Quando a Lady Murphy se aprochega, a Dama Estatística reclama abertamente e me afunda da pior maneira possível. O que eu poderia aproveitar das duas, não consigo. E quando consigo é sempre com um preço caro demais para pagar (Tipo ter certeza que fez o exercício valendo 10 pontos certinho e descobrir que tirou 1,25 no final de contas).

Eu já pedi arrego e divórcio, não tem mais como manter esse triângulo perverso amoroso que nos impregnou.
Dama Estatística é sua última prova hoje e espero NUNCA MAIS te ver na minha frente.
(E sim, irei escapar de você na hora do meu TCC.)