Pesquisar este blog

26 dezembro 2020

a tal da autossuficiência

 


Tradução livre:
"Eu não sei quem precisa ouvir isso, mas autossuficiência é resultado de trauma.
'Eu não preciso * de ninguém * E preciso fazer tudo sozinhe' na real significa 'Minha habilidade de confiar foi danificada por pessoas que sistematicamente me sacanearam e falharam comigo'
Você precisa de pessoas. Todos nós precisamos. "


Bora lá ruminar sobre autossuficiência, pois ela foi o meu método preferido de sobrevivência desde criança, afinal: família exigente com padrões de qualidade alto, e zero tolerância a erros se forja assim. Adicione aí também uma pitada de contenção de danos para não entrar em conflito e a cerejinha do bolo do desastre é com a tal de "criar expectativas demais".
Estava a assuntar com minha mãe sobre padrões tóxicos na família e a gente percebeu que esse da autossuficiência ou "hyper-independence" também deriva da cobrança absurda de familiares por perfeição e zero tolerância a erros.

A premissa de "Você não precisa de ajuda, porque você não pode errar" foi constante nas nossas vidas e infelizmente ela passou isso pra frente no meio do caminho. 
Se havia erro, automaticamente deveríamos corrigir/consertar do nosso modo, já que a responsabilidade do erro era total nossa. Não havia espaço para aprendizado coletivo aqui, fez bagunça, engole o choro e limpa sozinhe. Não deixe ninguém ver que você errou. Não confie em ninguém para limpar a bagunça junto. 

Aí entra a notória "criar expectativas demais" na premissa, uma ferramenta que NÃO É saudável nem com coisas, muito menos com pessoas. 

Para se chegar ao ponto do texto "pessoas sistematicamente me sacaneando e falhando comigo" coincidentemente foi sempre acompanhado de "criar expectativas demais" de perfeccionismo sobre a pessoa que falhou, sabe?
Novamente o padrão de controle da tolerância zero com erros veio com a famosa "antes sozinha do que mal acompanhada".

Era constante repetir isso pra mim mesme após a colocação dessas expectativas absurdas de perfeição - e acabar cumprindo o padrão tóxico de achar que além de mim, ninguém era permitido errar/falhar.

Crescer desse jeito me trouxe mais problemas do que resultados bons, quando finalmente arreguei e precisei de ajuda - por estar literalmente no buraco ou planejando pular de cabeça em um bem fundo - que reconheci o padrão se repetindo e junto dele o "criar expectativas demais".

Larguei isso de lado, as expectativas.
Elas arruinaram parte de muitas oportunidades legais de se viver bem e com saúde mental intacta.

(Estou com uma postagem enorme sobre o tópico expectativas, pois infelizmente foram elas que arruinaram todo um planejamento de vida que eu formulava para esse ano - eu e mais 200 milhões de pessoa nesse país pelo jeito - mas vou falar com mais calma sobre como expectativas são um atraso na vida de alguém ansioso e depressivo especificamente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário