Pesquisar este blog

18 março 2009

betinópolis - a saga.

Onde vivo há quase 15 anos, um lugar pitoresco e reduzidamente roceiro por natureza.
Vamos aos fatos:

1 - Telefonia e Internet banda larga:
Apenas esse ano chegou uma concorrente oferecendo 3 a 6 mb de velocidade. Trata-se de um avanço imenso quanto aos quase 3 anos de 512kb mentirosos da Velox. Além deles boicotarem 2 vezes a GVT cortando cabo alheio (Foi engano! Oh sim! Foi engano!). Há tbm uma Internet à rádio oferecendo os mesmos 1mb, mas não, NUNCA é 1mb.
Internet Virtua? Aqueles de Tv a cabo? Nem pensar. Um povinho medíocre e tolo decidiu manter nossa cidade com Tv paga só pela SKY.
3G? Sim tem sim, mas não cobre o Centro da cidade e os bairros adjacentes (???), vai entender?!

2 - Shopping:
Inexistente. Você chama aquele Betim Shoppis de shopping?
O segundo andar é a garagem (???), o primeiro é entullhado de lojas. Remarcações da civilização moderna, sim há um Mc Donald's, Americanas e uma loja de livros. A ÚNICA loja de livros da cidade que conheço.
Oh sim, apelidamos o lugar de Nugget's Place.

3 - Transporte:
Há apenas uma empresa de ônibus na minha cidade, a tão notória Santa Edwiges. Monopolizam as tarifas, os buzões e os horários. Tentaram minimizar a falta de vergonha na cara com transporte alternativo. As vans trabalham bem e no horário, caso o camarada atrase 1 minuto, terá que pagar R$ 36 par Cooperativa. Não acho isso errado. Se fizessem o mesmo com a maldita viação monopolizadora, a minha vida seria mais fácil.
O ÚNICO meio de vir para Belo Horizonte (cerca de 39km de Betim) é através dos buzões da St. Edwiges. Isso quer dizer que o meu rico dinheirinho está indo para o bolso de dois ou três idiotas majoritários que detém o poder da viação.
Metrô?!
Esquece! Betinópolis tem a incrível infra-estrutura de ter uma linha de trem inter-estadual que passa no MEIO da cidade. Literalmente. Quando o trem passa, são quase 20 minutos esperando TODOS os vagões correrem. se tinha cambada de doido morrendo na linha do trem? Sempre. Não me pergunte o porquê.
E nenhuma infra-estrutura para construção de metrô. Nenhuma mesmo.

4 - Lazer e cultura:
Temos a Funarbe que em tese deveria fomentar a cultura no município. Na maioria das vezes fazem shows às sextas na Casa da Cultura de graça ou jogam editais de Lei de Incentivo. Quem pega sempre é peixe grande. A ex-banda em que eu estava pegou um desses, foi um desastre pra não dizer o mínimo.
Museu histórico? Ahn, o Colégio Comercial pode ser um. Mas só expõe fotos e badulaques. Galerias de arte? Não, Bibliotecas Públicas? Só uma e não é lá muita coisa (Se tivesse livros pro pessoal que estuda Vestibular e tal, aí sim.). Centros artesanais? Ahn, o Salão do Encontro é um, mas igualmente monopolizado por uma senhora muito queria e fofinha. E que construiu dois prédios enormes do lado da minha casa, cada apartamento valendo quase 60 mil.
Feiras livres? Só uma no Mercado Central de Betim, mesmo assim não tão livre.
Lugares para sair? Nham, Betim Shopping. Talvez a Praça Milton Campos - antes point geral da galera, não mais - ou o bar do Coxinha na Praça São Cristóvão que fica na frente da Igreja principal da cidade. Tem umas coisas lá pro Cidade Verde como Parque Ecológico e talz, ou talvez a Várzea das Flores, mas toda vez que alguém mata um sujeito lá na Pampulha (Em BH.) o corpo acaba aparecendo lá na Várzea. Ótimo lugar para se esconder o que você fez no verão passado.
Eventos?
Betim Rural e Feira da Paz. Junte os artistas mais bombados na Tv e rádio e entulhe mais de 5 mil pessoas em um lugar pequeno. Já sabe o resultado... Oh sim, Liberdade faz a Festa! Pega os mesmos artistas bombados, só que sertanejo high-tech e entulha mais de 10 mil pessoas.
Shows esporádicos por aí, sempre é gente que banca do bolso.
As casas de show daqui tem nomes notórios como Caipirão do Lapinha (O ponto nobre dos boêmios e mulheres da vida é no Caipirinha) e Arrasta-pé.
Sim, temos Parada Gay com divisória e tudo, lado esquerdo é só os meninos, lado direito é só as meninas. No meio é a muvuca curiosa que só quer ver a movimentação. Acho que é o único evento legal da cidade.

5 - Esportes:
Ahn, tem o maior Poliesportivo do país. Tinha o melhor time de volêi do país, SADA. Aí alguém resolveu vender TODOS os jogadores e o time para algum outro time de fora. Resultado: credibilidade foi pro saco. Não sei mais sobre o resto, mas poucas pessoas conseguem alguma coisa aqui. Só conseguem lá fora e ficam por lá mesmo.
Fizeram uma pista de skate ali perto, gostei pacas pela decoração (As melhores pixações/graffitis estão lá), mas o pessoal não respeita muito os mais pequenos. Já vi marmanjo atropelando novato só pra mostrar que é bom.

6 - Música:
Betim tem artistas bons! Juro! E músicas excelentes, mas NINGUÉM faz sucesso aqui. Nada sai daqui, sabe? Parece uma praga lurking in the darkness. Na maioria, o povo gosta de ouvir a Liberdade FM - só sertanejo high-tech e pagode-depressivo - e os carros de som tunado com funk. Não tenho nada contra o funk, mas sério, se você quer conquistar uma menina no sábado à noite, não precisa colocar Bonde do Tigrão no último volume. Primeiro porque ela vai ficar surda, segundo porque quanto mais o volume, mais chances de você levar uma multa - sim temos vizinhos chatonildos!
De resto, sertanejo, sertanejo e sertanejo.

7 - Livrarias e revistarias:
Só jornaleiros que NUNCA tem o que eu peço e uma livraria na cidade. Sem sebos ou coisas do tipo.

8 - Cinema:
Só no Betim Shopping, e eles só passam o filme que eles querem e sempre será os filmes que ganham mais bilheteria e não valem muito o ingresso.

9 - Comportamento social:
O betinense é deveras formidável em seus comentários sem-noção e vazios. Na maioria das vezes eles SÓ viveram na cidade e nunca saíram daqui. Ir para Belo Horizonte é esporadicamente e sempre em datas comemorativas. Um grupo maior de pessoas tem adotado o famoso circuito Guarapari - Porto Seguro - Cabo Frio.
A tradição familiar tbm é uma maravilha, perguntas do tipo: "Vc é de qual família?" são prontamente respondidas com: "Sou filha de Celeborn dos Doriath e Galadriel dos Noldor, k?" ou pelo singelo: "Não sou do interior, nasci no Rio de Janeiro, meu senhor, minha senhora.". Se essa questão é levada por mais tempo, algum betinense vai citar que um tal de Reis fez tal coisa em tal lugar que comprou o sítio de fulano de tal da família tal. Até aí dá para se relevar. Todo mundo é primo de 2º grau de todo mundo aqui.
Nepotismo?
Não imagina.
Estrangeiros são vistos como ameaça, eu sempre ficava d lado na escola - por escolha minha e por escolha deles por causa de meu sotaque nada convencional do sul - não dão empregos para quem não mora na cidade há mais de 5 anos. estranhamente a maioria dos betinenses NÃO SÃO betinenenses. Nasceram em Belo Horizonte, pois a maternidade da cidade antes de 1990 não era nada comparado aos hospitais de Belo Horizonte.
Paradoxal.
As conversas tbm são peculiares, já que fui testemunha da seguinte cantada: "Eu tenho um manga-larga e um arábico. Quer ir montar lá na minha fazenda?", sim, deu vontade de rir na hora, mas ainda bem que meu bom senso estava tinindo e minha amiga Bruninha deu o ultimato: "Já tenho namorado.". Mostrar as esporas e o estilo cowboy tbm é um modo do betinense dizer que é dono/filho de fazendeiro. O curso de Veterinária da PUC que nos fale.

10 - Universidades:
PUC-MG que eu fiz parte durante 4 anos. Unincor que tá falindo, Unipac, Uni-alguma-coisa e algumas particulares. Federal? Nyahahahaha, você está pedindo demais não é? Os cursos são virados para as demandas da cidade, então setor de saúde e administrativo estão em alta. Ciências Humanas que englobam o exercício de pensar e mudar o mundo são deixadas de lado, mas isso é em qualquer lugar.

11 - Emprego:
Ou você trabalha na FIAT ou em suas subsidiárias. ou na Petrobrás, mas só vai conseguir ser peão por lá. As vagas para cargos superiores eles catam gente de outro estado. Você acha que eu vim arranjar emprego em Belo Horizonte por quê?

Em resumo Betinópolis é um lugar maravilhoso para se morar e só isso. Se você é quiança e já se aposentou, a cidade é aqui! Não há nada de extravagante e muito menos de excitante. Logo você pode pegar uma varinha e ir pescar quando estiver nervoso.
Roça e vilarejo. Ponto final.
e se alguém discordar é porque é betinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário