Pesquisar este blog

17 abril 2013

Museu da Velharia Geek

[Texto integral originalmente publicado no site Nerdivinas.com no dia 21 de março de 2013]

Achando que seu pc/notebook é uma carroça? Então está reclamando de barriga cheia, pois para chegar a essa tecnologia de hoje, a História dos microcomputadores e eletrônicos já passaram por muitas estradas. Algumas inovadoras, outras inventivas e muitas furadas. Você sabia que antes de termos notebook e pcs desktop, os pcs antigos eram ligados na Tv e tinham que ser programados em DOS para poder iniciar algum sistema operacional? Não? Pois então agora você é convidado a dar uma volta no museu da velharia computadorística de Old-Computers.com, e nunca mais resmungar da lerdeza do seu querido computador.

old-computer-1024x768
O site (totalmente em inglês) é um acervo maravilhoso de tudo quanto é tipo de PC/notebook, videogames, games portáteis, arcades, palmtops, calculadoras eletrônicas, sistemas operacionais e jogos retrôs que já foram comercializados no mundo, incluindo os Xing Lings da vida, cópias mais sofisticadas da Guerra Fria e todas as gambiarras que a Apple e Microsoft já jogaram nos consumidores. O site conta com um resumo de cada modelo, as características técnicas, quanto custava na época, que tipo de periféricos eram compatíveis, além de espaço para comentários de pessoas que tiveram a experiência de ter um desses em casa. Um local de nostalgia completa, vamos dizer assim.



O conteúdo é bem separadinho e organizado, você pode acessar o acervo por Nome, Empresa, Ano ou randomicamente. Quanto mais você vai acessando o Old-computers.com, mais você vai se surpreender com a "tecnologia de ponta" que utilizavam na época quando não tinha Internet ou fibras óticas. A aba Museum é onde começa a jornada, com as últimas adições que os colaboradores fazem e o mais engraçado: comerciais e anúncios da época em que os computadores foram lançados.

Mesmo alguns sendo em língua diferente do inglês, muitos anúncios dão para rir devido ao seu conteúdo direcionado para o pessoal nerd ou geek.
Compaq 3 Portátil
O site conta com um Fórum ativo para quem quer discutir sobre os computadores velhacos e os sistemas operacionais já vencidos. A aba Collectors mostra o pessoal que ajuda a manter o acervo do site com contribuições de fotos, e resenhas sobre, muito brasileiro anda por lá. A aba Fun resume exatamente todos os anúncios bobões que o mundo publicitário fez para promover os sistemas, computadores, arcades e videogames já lançados. Um quizz para espremer a inteligência de qualquer fanático por computadores também está presente - e tem que suar muito para responder as perguntas - como não pode faltar, uma lojinha com camisetas nerds para o público.

A interface é bem simples de se navegar e logo você verá que se perder em tanta velharia pode ser uma fonte de conhecimento enriquecedora, afinal para sabermos como será o nosso futuro, temos que dar uma olhada no passado para as referências, não é?

E a galera aí? Qual foi o seu primeiro PC/notebook, videogame e similares? Deixe nos comentários as velharias que vocês já tiveram em mãos e compartilhe da nostalgia tecnológica.

PS: Depois de conferir o OldComputers.com, dá uma passadinha no The Big Internet Museum para reviver a história da Internet desde os primórdios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário